Como surgiu o GAAP?

O GAAP surgiu no início de Outubro de 2015, em consequência da realização de uma apresentação na FCSH/NOVA sobre Assexualidade e Arromantismo, o que salientou a ausência de uma entidade dedicada a defender e divulgar os interesses das comunidades assexual e arromântica em Portugal. 

Tratou-se então de se formar um grupo que pudesse dinamizar esta apresentação e se dispusesse a criar essa mesma entidade. Assim surgiu o embrião do que, mais tarde, se tornaria no Grupo Assexual e Arromântico Português, que contou com sete membros fundadores de várias identidades de género e orientações sexuais, unidos pelo ponto comum da assexualidade e/ou arromantismo.

Desde esse dia que o GAAP tem trabalhado para disponibilizar informação actualizada acerca dos temas da assexualidade e do arromantismo, apoiar a comunidade, e colaborar com outras entidades para aumentar a visibilidade desta. Neste momento, encontra-se registado como colaborador na Marcha do Orgulho de Lisboa e faz-se representar no Conselho Consultivo para as questões LGBTI.