F.A.Q. (Perguntas Frequentes)




Q: O que é a assexualidade?
A: A assexualidade é um espectro de orientações sexuais tipicamente definidas pela ausência de atracção sexual (independente da libido).
↑ Topo

Q: Qual é a diferença entre a libido e a atracção sexual?
A: A libido é a fisiologia sexual de uma pessoa, e o seu desejo de agir sexualmente. A atracção sexual é o desejo sexual direccionado a outro(s) indivíduo(s) com ou sem contexto sexual presente.
↑ Topo

Q: O que é o arromantismo?
A: O arromantismo é o espectro de orientações tipicamente definidas pela ausência de atracção romântica.
↑ Topo

Q: Em que consistem os espectros assexual e arromântico?
A: Estes espectros são constituídos pelas orientações que existem entre a assexualidade/arromantismo total e as orientações em que activamente existe atracção sexual/romântica. Dentro destes espectros existem as “zonas cinzentas”, em que se pode sentir atracção dentro de circunstâncias específicas.
↑ Topo

Q: Como sei se sou assexual ou arromânticx?
A: Se não sente atracção sexual ou romântica de todo, ou apenas em circunstâncias específicas, é bastante provável que o seja.
↑ Topo

Q: Qual a diferença entre a atracção romântica e a atracção sexual?
A: Enquanto que a atracção sexual implica o desejo de se envolver sexualmente com outra(s) pessoa(s), a atracção romântica é o desejo de envolvimento romântico, partilha de acções românticas, ou de estar numa relação romântica.
↑ Topo

Q: A atracção sexual e a atracção romântica estão associadas?
A: São tipos de atracção diferentes que podem ou não ocorrer em simultâneo, ainda que, no caso de algumas pessoas na área cinzenta, a ocasião de sentir atracção romântica pode ser uma das poucas - ou a única - circunstância em que sentem atracção sexual, variando estes aspectos de indivíduo para indivíduo.
↑ Topo

Q: Qual a diferença entre abstinência, celibato, e assexualidade?
A: Assexualidade é uma orientação sexual, a abstinência é a decisão pessoal de não ter sexo, e o celibato é um voto religioso de castidade.
↑ Topo

Q: As pessoas arromânticas são incapazes de sentir amor?
A: O amor é um sentimento, e não está necessariamente relacionado com o desejo de estar numa relação romântica com uma ou mais pessoas. Uma pessoa arromântica pode sentir amor, carinho, e todas as outras emoções e sentimentos.
↑ Topo

Q: Se me identifico como arromânticx posso entrar numa relação romântica?
A: Sim. Tudo depende da vontade das pessoas envolvidas.
↑ Topo

Q: Uma pessoa assexual pode achar as pessoas visualmente atraentes?
A: Sim. A isso chama-se atracção estética, e não está, necessariamente, relacionado com a atracção sexual.
↑ Topo

Q: Posso ser assexual se tenho libido, me masturbo, e/ou tenho relações sexuais?
A: Sim. A orientação sexual baseia-se na atracção sexual, e não em acções ou impulsos biológicos.
↑ Topo

Q: Se eu for vítima de violência sexual, posso considerar-me assexual?
A: Sim. A orientação sexual baseia-se na ausência de atracção sexual, e ter uma experiência negativa que pode influenciar essa atracção não invalida o facto de, efectivamente, não a sentir.
↑ Topo

Q: Mas se tenho sexo e/ou o acho aprazível, não estou a sentir atracção sexual?
A: Não. Tal como na masturbação, a atracção sexual não é necessária para que haja actividade sexual. Uma pessoa pode apreciar contacto sexual por uma questão de intimidade ou prazer físico, sem que isso implique atracção por outra pessoa.
↑ Topo

Q: Ser assexual implica sentir aversão/repulsa por actividade sexual?
A: Não. Embora existam algumas pessoas que, além de se identificarem como assexuais, sentem repulsa por actividades sexuais, esse aspecto não caracteriza a orientação (existência ou não de atracção sexual).
↑ Topo

Q: Posso ser assexual e querer estar numa relação sexual/romântica?
A: Sim. A atracção sexual e a atracção romântica são independentes, e estar numa relação sexual e/ou romântica depende apenas do conforto dos intervenientes.
↑ Topo

Q: Se me identifico como assexual ou arromânticx, isso significa que existe algo de errado comigo?
A: Não. Todas as pessoas e organismos são diferentes e funcionam de forma diferente, portanto, a orientação romântica e sexual de uma pessoa são processos perfeitamente diversos e naturais.
↑ Topo

Q: É dito que é apenas uma "fase" ou que é uma questão de encontrar "a pessoa certa". Isto é verdade?
A: Apesar das orientações sexual e romântica serem fluidas, não faz sentido serem encaradas como uma fase, uma vez que constituem a realidade e vivência de alguém.
↑ Topo

Q: É possível flutuar entre orientações?
A: Sim. Tanto a sexualidade como o romantismo podem ser fluidos.
↑ Topo

Q: Uma pessoa assexual ou arromântica é considerada parte da comunidade LGBTQIA+ (queer)?
A: Apesar de ainda existir muita discriminação e falta de visibilidade dentro da comunidade, devido à falta de informação, pessoas assexuais e arromânticas fazem parte dela, por pertencerem a minorias que saem do heteronormativo.
↑ Topo

Q: Que idade mínima devo ter para me poder identificar como assexual ou arromânticx?
A: Não existe idade mínima. Se uma pessoa tem idade suficiente para se questionar acerca das suas orientações, tem idade suficiente para compreender aquilo com que se identifica.
↑ Topo

Q: Como faço o coming out? Tenho obrigação de o fazer?
A: De modo algum. A decisão de fazer come out, seja de uma destas orientações, ou de qualquer outra identidade, diz respeito apenas à própria pessoa. Cada pessoa decide qual a abordagem que lhe é mais confortável.
↑ Topo